Certificado Digital A1 ou A3? Qual diferença?

        Neste artigo você irá saber de forma simples o que é certificado digital e qual a diferença entre os dos modelos mais usados.

        O Certificado Digital é um documento eletrônico que permite identificar pessoas físicas e jurídicas no meio eletrônico. Com ele é possível fazer transações e operações financeiras, iniciativas eletrônicas de governo, assinar documentos eletrônicos, ter a CNH digital mais rapidamente, acessar processos eletrônicos, entre outras funções.

        Resumindo, o certificiado digital é um documento digital, sendo válido somente na internet. Muito usado por contadores e empresários, devido a obrigação de envio de declarações e acesso a dados da receita federal, que de forma segura disponibiliza acesso com essa identidade digital. 

        Outro forma muito utilizada é usar o certificado digital como assinatura eletrônica, que por meio de portal de assinatura (site especializado em assinatura de documentos) e programas com esta função habilitada ( como adobe acrobate PDF).

        Os certificados emitidos são nos tipos e-CPF ( pessoa física), e-CNPJ (pessoa jurídica), NF-e (específico para nota fiscal) e outros. O mais complicado para maioria das pessoas é definir qual modelo escolher. Os modelos mais usados são A1 e A3. 

A seguir vamos descobrir a diferença entre eles e qual escolher conforme sua necessidade.


Modelo A1:

        É o mais vendido na atualidade e é conhecido pelo modelo instalado e usado de forma local no computador. 

        Ele é o mais flexível e tem sua validade máxima de 12 meses. A sua flexibilidade se dá por ele não ter limitação de acesso/ computador instalado e pode ser usado de forma simultaneamente.

         Por esse motivo é a opção mais solicitada por contadores e empresários, pois ambos precisam usar os certificados em mais de um computador.

        A contabilidade pode usar em vários setores/ departamentos e o empresário pode utilizar para emissão de Notas fiscais entre outras formas que obriga o uso do certificado digital.


Modelo A3:

        Já o A3 é mais seguro, porém não é indicado nos casos em que o usuário precise usar em mais de um computador devido sua instalação ser externa, ou seja, em um dipositivos usb ou smart card ( chamados de toke ou cartão). Ele tem validade de até 36 meses neste caso de token ou cartão e pode chegar até 5 anos de validade sendo utilizado em Nuvem ( Aplicativo de celular / servidor). Muito utilizado por pessoa física ou por empresários que não tem necessidade de usar em mais de um computador.

 

Dica Importante: Caso procure um certificado para utilizar em um determinado programa de emissão de nota fiscal ou de ERP, verifique qual modelo ele aceita ou se aceita os dois. Pois alguns trabalham somente com o modelo A1, por se tratar de um modelo flexível e por possibilitar a instalação em Rede.

Você pode fazer seu certificado de forma online: Foi liberado pelo ITI a opção de atendimento de forma online devido a pandemia de covid-19. Aproveite e acesse no nosso site e escolha a opção de vídeo conferencia!

https://webmaisdigital.com.br/

    

Comentários